quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dicas práticas para evitar crises respiratórias


Quem aqui, que tenha alguma alergia respiratória (assim como eu), já cansou de acordar espirrando e com o nariz entupido? Ou só de deitar para um cochilo no sofá/cama começou a maratona de espirros só em começar a limpar a casa? A culpa pode ser só nossa, pois é. De acordo com a alergista Solange Rodrigues Valle, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Rio de Janeiro (ASBAI-RJ), os grandes vilões dessas alergias são, geralmente, os colchões pois concentram mais de dois milhões de ácaros vivos. “O uso de capas antiácaro no colchão e nos travesseiros pode ajudar a prevenir crises. Fabricadas em tecido 100% algodão e membrana de PVC, elas bloqueiam a passagem de ácaros e de seus dejetos”, explica a médica. Bom saber esse dica não é? Então vou mostrar para vocês mais algumas dicas para livrar a casa de alergias respiratórias:  

  Livros
“Livros são locais propícios para o acúmulo de ácaros e fungos e podem desencadear crises alérgicas”, Diz o clínico Luis Fernando Correia, da emergência do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Esses objetos não podem ser limpos com um pano úmido, estratégia que diminui a dispersão e inalação do pó, e merecem atenção especial. Para a alergista Solange Rodrigues, “livros devem ficar guardados em estantes com portas. Se não for possível, coloque-os em caixas bem fechadas”.

        
 Piso
“O piso frio, em cerâmica ou porcelanato, é o mais indicado para a casa do alérgico, já que permitem limpeza constante com pano úmido”, afirma a alergista Solange Rodrigues Valle. Mas se o piso é de madeira e vocês não pretendem trocar, a alergista Izilda Bacil, do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro, recomenda cuidado ao passar cera. “O ideal é que o alérgico não esteja em casa quando esse tipo de produto for utilizado, já que seu cheiro forte pode provocar uma crise alérgica”, recomenda a médica.

Tapetes e cortinas
CASA DE ALÉRGICO NÃO DEVE TER CORTINA DE TECIDO. “Dê preferência às persianas verticais impermeáveis, que são fáceis de limpar e evitam o acúmulo de poeira”, explica a alergista Izilda Bacil. Se vocês gostam das cortina de voil e do tapete na sala de estar? Contratar uma empresa especializada para impermeabilizá-los pode ser a solução. “Quando tratadas com impermeabilizantes, essas peças deixam de se tornar o ambiente ideal para o acúmulo de poeira, ácaros e o desenvolvimento de mofo”, explica o clínico geral Luis Fernando Correia.

Roupas
Esfriou e vocês vão ter que tirar aqueles casacos de inverno do fundo da gaveta? Então prestem atenção nas recomendações da alergista Solange Rodrigues Valle: “Fundos de gaveta e armários são locais ideais para a proliferação de ácaros, já que a luminosidade é baixa e o ambiente costuma ser quente e úmido. Antes de usar roupas que estavam guardadas é preciso lavar as peças e deixá-las ao sol, combatendo os principais causadores de alergias respiratórias”.

Banheiro
Seu banheiro tem manchas escuras? Acabe com elas rápido! “Além de desencadear crises de alergia respiratória, os fungos servem de alimento para os ácaros. Manter o local arejado e controlar possíveis vazamentos de água no local são boas medidas preventivas, mas se a parede do banheiro já estiver com manchas escuras ou estufadas pode ser necessário o uso de fórmulas antifúngicas, como os produtos à base de ácido fênico”, orienta a alergista Solange Rodrigues Valle.

Aspirador de pó ou vassoura?
A casa não deve ser limpa com vassoura, mesmo que o alérgico não esteja presente no momento, quem dá a dica é o clínico Luis Fernando Correia. “As vassouras levantam partículas de poeira, ácaro e mofo, dispersando-as no ar. O ideal é passar pano umedecido com água no piso e nos móveis, o que evita a dispersão do pó, além de aspiradores. Os aparelhos mais modernos possuem com os chamados filtros Hepa, que ajudam a reter o material coletado dentro do aparelho, evitando que seja inalado posteriormente”, explica o médico.

Limpeza da casa
Luis Fernando não recomenda o uso de produtos químicos para a limpeza da casa dos alérgicos. “Dê preferência ao uso de água e sabão neutro, evitando detergentes e limpadores com cheiros fortes, que podem desencadear uma crise alérgica”, recomenda o clínico. Para facilitar a limpeza e reduzir o acúmulo de poeira, ele recomenda camas que não tenham cabeceira (prefira modelos do estilo box), que devem ficar alguns centímetros afastadas da parede. O médico explica “que os purificadores de ar são capazes de absorver a umidade e aspirar partículas em suspensão, mas a maioria dos produtos não purifica o ar de armários e closets, ambientes propícios para a proliferação de ácaros”. Segundo Izilda Bacil, “o ar condicionado não provoca problemas se estiver limpo. Para evitar crises alérgicas, retire e lave o filtro uma vez por semana”

Muito bacana essas dicas para nós alérgicos ou para vocês que convivem com algum, não acham?

Fonte: GNT SAÚDE.

BEIJOCAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua boa ação do dia!
Comente e deixe o meu dia mais feliz *--*