sexta-feira, 31 de maio de 2013

Outono: Estação da Queda de Cabelo?

Já ouviram falar que o cabelo é a moldura do rosto? Pois então, precisamos cuidar muito bem dele. Só que existem alguns problemas que atrapalham um pouco, como o ressecamento e a grande vilã, a queda de cabelo. Para os dermatologistas isso é muito nornal, pois afirmam que nós perdemos cerca de 50 a 80 fios por dia. Só que andava muito preocupada por achar queestavaperdendo muito cabelo. Na verdade estou, mas fiquei menos preocupada quando vi que pesquisadores da L'Oréal Recherche descobriram que a queda acontece mais em duas estações, outono e primavera e que no verão índice de queda de cabelo é bem menor.   

Mas isso ocorre não só porque é outono ou primavera, acontece que nestas estações há alterações ambientais e psicológicas (estresse, ansiedade), além de hábitos que adquirimos nesses dias mais frios. Vejam abaixo alguns dos motivos: 

  •  Usamos mais o secador. Ele pode ser usado, porém existem prejudiciais em seu uso. Mas como no nestas estações a tendência é usar mais o aparelho, os danos se acumulam. Ele resseca o fio, causa queda por tração exagerada (puxar demais) e ainda aumenta a oleosidade e da caspa.
  • A temperatura da água em que lavamos o cabelo. Por estar frio, costumamos tomar banho com água quente, mas isso resseca muito os fios, causando bolhas dentro do cabelo, prejudicando assim o seu crescimento. A temperatura elevada também favorece o aumento da oleosidade e a caspa, que contribuem com a queda. O certo seria lavar em água fria, mas por causa do frio a temperatura da água deve ser no máximo morna. Se não conseguirem por estar muito frio, não lavem no chuveiro, tentar lavar no tanque ou em um salão.
  • Alimentação mais gordurosa e calórica. Nos dias mais frios é muita gente ganha uns quilinhos. A alimentação mais gordurosa e rica em carboidratos acaba por acelerar o processo de oleosidade e caspa. Devemos procurar manter uma alimentação equilibrada.  
  • Ausência do sol. O sol estimula o crescimento dos fios. O outono o tempo fica mais nublado e e perdemos este estímulo natural. E os fios que deveriam ter sido eliminados no verão, ficam para nestas estações, dando também a impressão que o cabelo está caindo mais. A raiz do cabelo tem muita melanina, substância que é estimulada pelo sol. Quando o sol incide na raiz, ela responde aumentando o crescimento do cabelo. Durante o inverno, ocorre o contrário, já que falta sol: a raiz fica pouco estimulada e o cabelo cai mais.
  • Lavar os cabelos nos períodos da tarde e noite. O horário correto de lavar as madeixas é até meio dia, exceto para pessoas com cabelos curtos. Depois desse horário, o cabelo fica úmido por mais tempo, favorecendo a proliferação de fungos que causam irritação e caspa.
  • Uso exagerado de condicionadores e hidratantes. O frio e a água quente ressecam muito os fios e a solução mais rápida que encontramos é aumento no uso de hidratantes e condicionadores, mas em excesso, ambos acabam obstruindo os folículos capilares e aumentmr a oleosidade, além de poderem deixar o couro cabeludo irritado.
Enfim galera, nessas estações todo cuidado é pouco e para evitar a queda 
drástica do cabelo devemos limpar, estimular e nutrir os folículos com a ajuda de um especialista, é preciso usar os produtos adequados e beber muito líquido.

BEIJOCAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua boa ação do dia!
Comente e deixe o meu dia mais feliz *--*